Calor Da Rua
CALOR DA RUA
O Bloco Calor da Rua formou-se em 2017, em São Paulo, com o nome “Eita Fudeu” a partir de uma iniciativa da banda Francisco El Hombre, com quem permaneceu por 5 carnavais, com uma alteração de nome em 2018 para o nome atual, com o objetivo de se tornar mais atrativo para um público cada vez mais diverso, incluindo crianças e idosos.
Desde seu início, o bloco reúne ritmistas diversos, vindos em sua maioria de baterias universitárias e escolas de samba, sendo gerido pela colaboração voluntária de alguns de seus membros.
Em 2024, com o anúncio do fim da trajetória da banda Francisco el Hombre, o Bloco Calor da Rua passou a se desenvolver de forma autônoma, com a Bateria Flor do Asfalto e sua banda própria. Assim, contou com maior liberdade para compor seu repertório, integrando ritmos diversos e músicas que vão de clássicos à contemporaneidade latino-brasileira, com um toque especial nos arranjos que misturam o samba com soundsystem, reggaeton,MPB, brega, pagode e até mesmo a inclusão do chorinho, gênero instrumental raramente associado a desfiles carnavalescos.
Nos 9 anos de história e 8 desfiles realizados, o Calor da Rua consolidou-se com o já tradicional cortejo no domingo pós-carnaval, da Praça da República ao Teatro Municipal. O Calor da Rua é uma das atrações mais singulares do carnaval de São Paulo e já conquistou o posto de clássico contemporâneo do pós-carnaval, levando dezenas de milhares de pessoas às ruas em seus desfiles e também em festas realizadas fora do período de carnaval.
A proposta do Calor da Rua é a de carnavalização, não só de ritmos, mas dos mais diversos espaços e momentos, democratizando a música de qualidade e a alegria do Carnaval durante o ano todo.
O ano de 2024 foi um grande marco na consolidação da história do bloco, com o desfile ganhando mais uma vez destaque na reportagem do Bom Dia SP (Globo), que abordou o Carnaval de Rua em São Paulo. No mesmo ano, em evento de abertura do Mês da Mulher no Sesc Bom Retiro, uma participação no show da banda espanhola Ketekalles, em única apresentação no Brasil, expandiu os horizontes do Calor da Rua para colaborações internacionais, reafirmando o posicionamento como simbólico representação da música e cultura brasileira. Em 2025, o Bloco Calor da Rua consolidou uma importante parceria com a banda Bloco do Caos para o desfile daquele ano. A colaboração resultou na criação de arranjos originais que integraram a bateria do bloco às músicas autorais da banda, além de versões especiais de covers executadas de forma conjunta. Esse formato inédito de apresentação marcou a participação do Calor da Rua no show de 10 anos do Bloco do Caos, realizado no Jai Club, e também no desfile de carnaval.
No período pós carnaval do mesmo ano, o Calor da Rua manteve agenda ativa de apresentações, como em evento privado realizado em abril, na Unibes Cultural pela Skoll Foundation, em que realizou uma roda de choro e encerrou com uma apresentação vibrante da bateria, reforçando a energia e a diversidade musical do grupo. Em Agosto o bloco participou de um fim de semana de espetáculo do grupo circense francês Collectif XY, com participação em duas apresentações realizadas no Parque da Independência, no âmbito das celebrações do Ano da França no Brasil. Até o carnaval 2026, o Bloco Calor da Rua já em eventos previstos em locais como o tradicional Bar do Baixo, na Vila Madalena, e 4 datas para apresentação no Mundo Pensante.
Desde o princípio o bloco busca formas de promover impactos positivos na sociedade e minimizar seus impactos ao meio ambiente. O Calor da Rua tem entre seus fundadores Jonas Lessa, co-fundador da Retalhar e da Cotton Move, empresas parceiras da Movi em diversos projetos de upcycling e circularidade.
Sempre guardamos nossos banners com a intenção de encontrar novas utilidades para eles e, em uma recente limpeza no estoque, detectamos que todos os banners da história do bloco estavam ainda armazenados e em perfeitas condições para transformação em novos produtos. Com a parceria madura entre Retalhar e Movi, foi só ligar os pontos e o projeto já nasceu pronto! Agora queremos inspirar todos os outros blocos que desfilam em nossa cidade a fazer mais, minimizando a poluição e multiplicando oportunidades para reduzir desigualdades sociais.
